Confira abaixo uma entrevista dos criadores da série, Kitsis e Horowitz, para Entertainment Weekly sobre a 3ª Temporada:
Neverland é uma ilha misteriosa cheia de pessoas misteriosas que sequestram os meninos, por razões misteriosas. A coisa toda parece um retorno a uma outra série que vocês dois costumavam trabalhar.
HOROWITZ: Uh, eu não sei sobre o que você está se referindo.
Kitsis: É engraçado – Eu não tinha pensado nisso.
HOROWITZ: Honestamente, não tinha pensado nisso, realmente, até que você tocou no assunto.
Kitsis: Peter Pan é o meu favorito. Eu amo a ideia de que todos os meninos perdidos eram órfãos e que eles queriam Wendy para ser sua mãe.
Kitsis: As coisas são divertidas por um dia, mas você precisa de sua família. Você precisa de uma âncora em sua vida. E então eu acho que nós estamos vendo que Neverland é um lugar muito sedutor para as crianças. Mas agora que você disse isso …
HOROWITZ: Mas podemos prometer-lhe, não haverá nenhum monstro de fumaça em Neverland.
Nós não vamos encontrar Tinker Bell na parte inferior de uma escotilha?
Kitsis: Não, mas Ben Linus poderia estar lá.
Ele é como uma espécie de vilão de conto de fadas.
Kitsis: Ele é! Ele é o homem por trás da cortina.
HOROWITZ: Não se esqueça, Ben Linus começou como Henry Gale de O Mágico de Oz.
Kitsis: Nós realmente não estamos trazendo Benjamin Linus, porque ele tem um programa de televisão muito bem sucedido . Antes de as pessoas comecem a se animar – é uma piada!
Então, agora nós temos Neverland, temos Bae e Mulan em Fairytale Land, e ainda temos Storybrooke – como você planeja cruzar esses mundos na próxima temporada? Será que os episódios ainda incluem flashbacks?
HOROWITZ: No final da 2 ª temporada, temos colocado o nosso grupo principal em uma situação muito difícil. Alguns deles estão no barco, alguns deles estão por trás em Storybrooke, alguns deles estão em outra terra. Então a questão é, qual é a melhor maneira de continuar contando suas histórias? Às vezes isso exigirá flashbacks, às vezes não. Queremos continuar a expandir a modalidade narrativa do show, como fizemos na 2 ª temporada, em que fomos capazes de fazer coisas como flashback de Emma pela primeira vez, ou ver o tempo durante a maldição.
Kitsis: Nós não iremos fazer episódios na próxima temporada, que tem cinco mundos diferentes neles. Definitivamente, temos planejar para não confundir e complicar o show excessivamente. Trata-se de simplificar.
Então, depois da ação altruísta de Regina no final, você acha que ela, pelo menos, chegou perto da redenção?
Kitsis: A metáfora que usamos nisso foi; ela era alcoólatra e magia era sua garrafa. Um dos meus momentos favoritos do ano é quando ela olha para Emma no final e diz: “Todo mundo me vê como a Rainha Má. Deixe-me morrer como Regina. “Esse momento foi o arco da temporada. Agora que eles tomaram Henry, agora que ela está no navio, o jogo mudou, porque o objetivo não é auto-aperfeiçoamento – o objetivo é salvar o seu filho.
E Rumple também está lutando para salvar Henry, apesar de que a profecia dizendo que Henry será sua ruína.
Kitsis: Toda a vida de Rumple, ele tem sempre que estar escolhendo entre o poder e o amor. Ele mesmo fez isso no final – ele tentou matar Henry no começo do episódio. E então, quando ele vê o barco chegar, ele sabe o que tem que fazer. Ele sabe que esta é uma viagem só de ida, mas ele sabe que essa é a única maneira de aliviar seu coração.
FONTE: Entrevista completa na @EW